Quitandeiras são as vendedoras de ambulantes que andam pela rua, vendem fruta, peixe ou tecidos. Na cidade é mais frequente encontrá-las a vender fruta, na praia vemo-las a vender tecidos com os típicos padrões coloridos. Moças jovens ou senhoras já com alguma idade, circulam em grupo e, aparentemente, impera um espírito cooperativo entre elas. Normalmente duas ou três assumem a interacção com o cliente enquanto as restantes assim de próximo mas com uma atitude mais passiva. Na cidade são mais incisivas no discurso e no jogo do desconto “só para o doutor”. Na praia, talvez por maior dificuldade em se fazer entender, e claro, porque o cliente também não tem pressa, a atitude é mais calma, procurando vencer a resistência pela persistência da quitandeira, com um sorriso malandro e um piropo ou só pelo cansaço do cliente.
28/08/2007
27/08/2007
Angola Campeã
Angola é pela nona vez campeã africana de basquetebol. Parabéns à selecção e aos Angolanos. A noite de sábado foi de verdadeira festa em Luanda, fogo de artifício, buzinas, cânticos, música, dança, tudo serviu para comemorar mais esta vitória. Eu naturalmente juntei-me à festa e acabei a noite na discoteca onde estava parte da selecção Angolana a comemorar. Aqui ficam fotos do fogo de artifício e dos jogadores a comemorar na noite.
22/08/2007
A emoção do desporto

O deporto competitivo é sempre gerador de grandes paixões, em Angola teria necessariamente de o ser também. E com um povo tão caloroso e fervoroso na expressão das suas emoções era de esperar que fosse um espectáculo interessante. Aproveitando o Afrobasket, grande evento desportivo que Angola está a organizar, tive a oportunidade de fazer parte do espectáculo que é um jogo de basquetebol com a selecção nacional em jogo. O som que é produzido por todo o tipo objectos é ensurdecedor e contagia pela alegria que se transmite em cada jogada, quer a bola entre, quer não. Se juntarmos a isto a dança, os sorrisos e cores forte que estão sempre presentes temos um espectáculo fantástico e memorável. O jogo, entre Angola e República Centro Africana, foi preenchido. Nervosismo quando a RCA empatou o jogo, reclamação quando o marcador assinala pontos a mais para a RCA, confusão quando o relógio do marcador electrónico pára e, é claro, a emoção da vitória final de Angola. Vai a caminho de mais um título de campeão africano de basquetebol e o povo está feliz.
21/08/2007
Os putos
50 Kwanzas

20/08/2007
Street racing
Subscrever:
Mensagens (Atom)