17/07/2007

A anfitriã




Faltava fazer as honras à tartaruga que é a anfitriã da casa no 13º andar. Ela é a residente mais antiga e a única que não vai a Portugal ver a família e renovar o visto. Discreta, às vezes passam-se semanas sem lhe por a vista em cima, domina o seu espaço no canto da varanda. Durante o fim-de-semana teve direito a sessão de fotos com o pôr-do-sol.

16/07/2007

NIght in Luanda - Spots Internacionais








Música, bebida e muita animação são os normalmente os ingredientes de uma noite em Luanda. Os espaços ao ar livre são os mais agradáveis e tipicamente são os frequentados pelos estrangeiros. No topo da lista está, para mim, o Bay-in. É o sítio de referência, varanda ao ar livre com vista sobre a baia, bem frequentado, peca na qualidade técnica do DJ. Entre as outras opções de qualidade estão o Palos, discoteca com uma boa mistura entre música africana e internacional, e o Chill-out, o espaço é o mais agradável de Luanda, mas o ambiente deixa um pouco a desejar. Mais tarde falarei sobre os principados da Quizomba, ainda tenho de desenvolver um pouco mais de pesquisa. Mas no final, a animação é que conta, e essa não tem faltado em nenhum dos sítios. Ficam algumas fotos do último fim-de-semana.

Safaris Indoor





Em Luanda poderia desenvolver-se facilmente o conceito de safaris indoor. A multiplicidade de espécies que é possível encontrar dentro dos edifícios é tal que poderia virar um desporto. Para quem apreciar o contacto com a natureza encontrar alguns deste animais dentro de casa ou no local de trabalho até pode ser divertido, para os outros é também, uma experiência “interessante”. Aqui ficam alguns dos exemplares mais populares.

12/07/2007

Carvoada de Gambas

Especialidade do restaurante Caribe, uma das referências da ilha, é um conceito semelhante ao bife na pedra utilizado em Portugal. Dão-nos a comida crua e os utensílios para cozinhar e somos nós que confeccionamos a refeição à mesa. Neste caso vem um assador com brasas no interior e uma grelha por cima onde colocamos as gambas a grelhar. Dá trabalho, faz um calor enorme e ficamos a cheirar a fumo. Mas é engraçado e saboroso. Tanto que não nos importamos de pagar 40 dólares (só pelo prato) para fazer a nossa própria comida.

11/07/2007

Sunset colection at Cabo Ledo








A minha colecção de fotografias do pôr-do-sol em Angola conta com mais de 150 fotografias. É fácil de perceber o fascínio que este momento do dia exerce sobre mim.
Em África em particular gera sempre imagens fabulosas. Aqui ficam alguns exemplos de um pôr-do-sol na praia de Cabo Ledo.

06/07/2007

Respirar o mundo




A marina da cidade da Horta é indiscutivelmente um lugar singular. Não sendo particularmente grande ou bela está carregada de histórias fantásticas. Aqui param quase todos os que se aventuram a atravessar o Atlântico em veleiros. Estes trazem consigo uma forma própria de ser e de estar, assim como, experiências de vida fascinantes. Muitos deixam a sua marca nas paredes ou no chão da marina. Existem milhares de pinturas feitas por aventureiros de todas as partes do globo, ficam aqui apenas alguns exemplos. Neste local, isolado e pacato, respira-se e convive-se com o mundo de forma muito mais rica do que na maioria das grandes cidades.

O Pico da beleza





A vista para o Pico domina a paisagem numa grande parte da ilha. Ao mesmo tempo tão grande pela forma como estás sempre presente e tão pequeno, do faial é difícil imaginar que aquele é o ponto mais alto de Portugal. As paisagens que cria, sozinho, ou em conjugação com o próprio faial são fantásticas. Para mim é particularmente impressionante a vista à noite, em que apenas se vê na escuridão aquele imenso recorte com contornos geométricos.

04/07/2007

Cetáceos nos Açores





A recente visita a Portugal teve uma passagem pelos Açores, mais precisamente pela Ilha do Faial. O objectivo principal foi tirar o curso de mergulho, mas como sempre, da terra e das gentes e que se tiram as principais riquezas. As viagens para observar os cetáceos (baleias e golfinhos) são umas das principais atracções locais. É como fazer um safari no mar, só que aqui os animais, movem-se mais rápido, estão muito tempo debaixo de água e o terreno é mais irregular. Tão irregular é o terreno que na primeira viagem passei grande parte do tempo “virar barco” graças a um ligeiro enjoo. Graças à simpatia do Tiago e da Joana (os meus instrutores de mergulho - http://www.diveazores.net/) tive direito a uma segunda tentativa, esta bem mais agradável. Ficam aqui os melhores exemplos da minha da minha caçada fotográfica.

D Day




Sol, praia, comida, bebida, música, karaoke e artistas convidados. Eis os ingredientes para uma festa de empresa de sucesso. O dia da Deloitte em Angola foi um bom exemplo de alegria grande descontracção junto dos colegas. Para quem está longe do seu país e do seu mundo social é fundamental que os colegas sejam também os companheiros de farra e os amigos. Foi um dia bom.